O principal desafio de um gestor de “primeira viagem” é aprender, de forma prática, o que muda de seu atual papel para o anterior. Se durante esse aprendizado você ficar angustiado ou tiver muitas dúvidas saiba: isso é normal!
Outro grande desafio de quem assume a liderança pela primeira vez é deixar de fazer atividades operacionais (justamente aquelas que você sempre fez muito bem e que, provavelmente, geraram sua promoção) para desenvolver seus subordinados e delegar tarefas. É claro que, no início da primeira gestão, pode acontecer de existirem algumas atividades operacionais, mas a tendência é que, aos poucos, o novo gestor ensine-as aos subordinados e passe a gerenciar sua execução.
Um ponto que gera muita insegurança nos líderes de primeira viagem é como fazer com que seus ex-pares passem a considerá-lo um líder. O conselho que dou é para ter uma conversa franca com a nova equipe para entender as expectativas de cada um, tanto em seus papéis dentro da empresa como em relação ao que esperam para o seu desenvolvimento de carreira.
Lembre-se que para desenvolver subordinados é importante ter interesse genuíno em fazê-lo. Não se deve dar respostas prontas e sim ensinar a encontrar soluções. Feedbacks claros e frequentes fazem toda a diferença.
Para te ajudar a trilhar um caminho de sucesso em sua primeira liderança, vou dar algumas dicas certeiras. Preparado? Então, vamos lá:
1.Busque ser próximo e acessível de seus subordinados (o que não significa ser necessariamente amigo).
2. Conheça bem cada profissional da equipe, para poder delegar atividades condizentes com a capacidade de cada um.
3. Como agora você é “um exemplo a ser seguido” e tem o papel de desenvolver pessoas, preocupe-se com a forma com que passa orientações e feedbacks.
4. Estabeleça uma relação de confiança e parceria com sua equipe.
5.Tenha sempre coerência entre o que fala e o que pratica, assim é mais fácil criar vínculos com seus subordinados.
6.Agora você é uma fonte de conhecimento para sua equipe, então, mantenha-se atualizado.
E, por último, porém, não menos importante, lembre-se que agora uma de suas funções principais é inspirar pessoas. Boa liderança!
Por Sofia Esteves, fundadora e presidente do conselho do Grupo DMRH
Fonte: Exame.com
Postado em 17 janeiro 2017 às 13:16. Voce pode acompanhar esta notícia assinando o nosso RSS 2.0. Voce pode deixar uma resposta.
Deixe uma resposta