IR - IR 2022: Minha restituição não caiu na minha conta; o que fazer?

05 de julho de 2022
Notícias R7

O pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022 caiu na conta nesta quinta-feira (30), mas o que fazer se o esperado dinheiro não aparece na conta-corrente? Foi o que aconteceu com o internauta João, que enviou esta dúvida para a coluna:

Declarei o IR e tive direito à restituição. Mas coloquei o número de uma conta-corrente que encerrei. O que faço para mudar isso e receber o dinheiro?

PERGUNTA DO INTERNAUTA JOÃO

Resposta: Quando há algum erro no número informado da conta-corrente do contribuinte, a restituição é devolvida para o Banco do Brasil. É preciso esperar pelo menos um dia útil para que a transação apareça e o contribuinte consiga pedir o reagendamento para o Banco do Brasil.

Entre em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil, por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088

(exclusivo para deficientes auditivos), ou compareça pessoalmente a uma agência do Banco do Brasil, para pedir o reagendamento do crédito, informando os dados corretos dessa vez.

Como mudar a conta antes de receber a restituição?

É possível alterar a conta indicada para o crédito da restituição antes da inclusão do contribuinte em um dos lotes de restituição de duas maneiras:

1) Fazendo uma declaração retificadora

Veja o passo a passo de como fazer uma declaração retificadora

2) Por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC)

1) No Portal e-CAC, acesse o Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF).

Portal e-Cac permite alterar conta para crédito da restituição e também solicitar restituição não resgatada

Portal e-Cac permite alterar conta para crédito da restituição e também solicitar restituição não resgatada

No item Restituição, clique em "Consultar e Alterar Conta para Crédito de Restituição" e informe os novos dados bancários.

E o que fazer se a restituição já foi liberada?

1) Se a restituição foi liberada, mas não creditada:

Nesse caso, o contribuinte deve entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil, por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos), das 8h às 21h, ou comparecer pessoalmente a uma agência do Banco do Brasil.

2) Se a restituição foi liberada e não foi resgatada:

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, terá de requerer a restituição depois por meio do formulário eletrônico "Pedido de Pagamento de Restituição" ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

A requisição será efetuada por meio do formulário eletrônico “Pedido de Pagamento de Restituição (PERES)” disponível no site da RFB, no endereço http://www.gov.br/receitafederal/pt-br, a partir do menu de navegação, na opção “Serviços”; “Restituições e Compensações”; “Consultar restituições”; em “Consultar restituição do imposto de renda”, informar os dados solicitados em relação à declaração com restituição não resgatada; acesse, então, o formulário “Pedido de Pagamento de Restituição – PERES” e preencha com as informações solicitadas.

Também poderá ser efetuada mediante acesso ao serviço “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) no site da RFB na internet (“Restituição”; “Solicitar Restituição não Resgatada na Rede Bancária”).

REPRODUÇÃO/IRPF202

Fonte: Receita Federal

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Entre em contato!

Caso tenha dúvidas sobre nossos serviços, envie uma mensagem para atendimento@asconcontabilidade.com e nossa equipe entrará em contato!

Av. Jarbas Passarinho , nº 593 - Centro - Bom Jesus do Tocantins / PA - CEP: 68525-000

(94) 99215-1011