ARTIGO CONTÁBIL - 5 formas de reduzir o pagamento de tributos dos empresários

29 de novembro de 2022
Contábeis

A atividade empresarial oferece desafios diários, e um deles vem representado pela figura dos impostos, taxas e outros. 

Os tributos representam uma fatia importante dos custos da atividade empresarial, por isso, chega primeiro na corrida pelo sucesso que sabe como pagar menos tributos.Economizar com a questão fiscal possibilita às empresas investirem em tecnologias e até tornarem-se mais competitivos os preços praticados. 

Seja qual for o objetivo da economia com tributos, é possível ao empresário pagar menos dinheiro ao Fisco e de maneira legal.Entretanto, nem todos os empresários sabem dessa possibilidade e ainda se apegam ao antigo modelo de gestão, ou seja, sem planejamento tributário. 

Confira como pegar menos tributos e ainda estar dentro da Lei.

Mantenha o pagamento dos tributos em dia

O atraso no pagamento de tributos pode ser até considerado um erro de amadores, especialmente considerando a importância de ser um bom pagador e quando se deseja economizar no pagamento de tributos. 

Juros, multas e outros encargos fiscais podem aumentar e vão aumentar o valor do valor a ser pago.Para evitar esse tipo de prejuízo, é preciso manter as contas organizadas, quem sabe até mesmo recorrer a algum sistema contábil que otimize o recolhimento de impostos, por exemplo.

Tente o reenquadramento fiscal

No Brasil, o empresário pode escolher entre regimes como Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, desde que preenchidos determinados requisitos. Lembrando que, para cada regime, existem obrigações e alíquotas diferentes. É preciso escolher a melhor alternativa para a empresa.

Analisar a possibilidade de um reenquadramento fiscal exige uma análise minuciosa dos dados fiscais e financeiros da empresa. 

Se o enquadramento for possível, muito pode estar sendo perdido em tributos sem que o empresário saiba, assim, consultar um especialista é o primeiro passo a se tomar.

Redução do pró-labore

Para alguns, essa pode representar uma estratégia controversa. No entanto, o pró-labore é parte importante da contabilidade da empresa.

Trabalhar com distribuição de lucros em vez da retirada de pró-labore pode ser uma boa alternativa para conter gastos com tributos.

Podendo ser realizada a qualquer tempo, a mudança de pró-labore para distribuição de lucros também é uma opção para empresários que precisam de um socorro imediato para os gastos com tributação.

Aposte na terceirização

A terceirização reduz os custos com encargos trabalhistas e previdenciários, um alívio para as finanças da empresa que busca reduzir os custos tributários. 

Apesar de parecer uma excelente opção, pode ser arriscado para quem precisa manter um determinado padrão de qualidade.

É preciso considerar as opções, mas se reduzir os gastos com tributos for mais importante, a terceirização é uma estratégia que pode ser adotada de maneira segura.

Planejamento tributário

O planejamento tributário é uma estratégia simples, mas que envolve quase todas as soluções apresentadas acima. 

Através do planejamento tributário, é possível verificar em que ponto o dinheiro está escapando do caixa da empresa, preparando os negócios para enfrentarem uma nova fase a partir de mudanças pontuais.Lembrando que, todas as alternativas exploradas a fim de se pagar menos tributos estão todas dentro da lei.

Dessa forma, o planejamento tributário torna-se uma ferramenta eficiente para empresa e empresário alavancarem suas atividades com saúde financeira.

 

Nosso artigo te ajudou? Restou alguma dúvida? Visite nosso Instagram e fique por dentro de todas as novidades e dicas.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Entre em contato!

Caso tenha dúvidas sobre nossos serviços, envie uma mensagem para atendimento@asconcontabilidade.com e nossa equipe entrará em contato!

Av. Jarbas Passarinho , nº 593 - Centro - Bom Jesus do Tocantins / PA - CEP: 68525-000

(94) 99215-1011